GERENCIAMENTO DE CRISES E NEGOCIAÇÃO

GERENCIAMENTO DE CRISES E NEGOCIAÇÃO

GERENCIAMENTO DE CRISES E NEGOCIAÇÃO

INVESTIMENTO: R$ 800,00




GERENCIAMENTO DE CRISES E NEGOCIAÇÃO

Considerações

O Gerenciamento de Crise é um tema relativamente novo na realidade policial brasileira. Até bem pouco tempo era tratado com certo improviso e amadorismo por parte das autoridades. Até bem recentemente não havia qualquer norma destinada a fixar parâmetros de comportamento na eventualidade de crises. O Gerenciamento de crise vinha sendo desenvolvido de forma não convencional, onde era conduzida de maneira improvisada e contando com a habilidade da autoridade policial local encarregada de solucionar a crise e esta, na maioria das vezes tinha um final trágico e com opção pelo emprego da força letal.

O advento do Estado Democrático de Direito, em sua plenitude no Brasil, tornou os criminosos, bem como os grupos organizados de manifestantes mais audazes, pois entre eles prevalece a confiança de que a democracia lhes assegura um tratamento humano por parte das polícias.

Diante deste quadro, demonstrado com bastante clareza, urge que as organizações se preparem adequadamente para enfrentar tal realidade.

Há três décadas o FBI e quase todas as polícias norte-americanas tratam o gerenciamento de crises como matéria cientifica, estando atualmente consolidada como doutrina e forma de procedimento por parte dos órgãos responsáveis pela segurança pública.  O resultado desta padronização é que as crises em todo o país são tratadas de maneira uniforme, verificando-se que apesar das diferenças de legislação entre os Estados as organizações policiais adotam uma mesma doutrina de trabalho falando a mesma linguagem com relação a este assunto.

A Academia Nacional do FBI mantém em seu currículo um curso de gerenciamento de Crises ministrado em 22 horas-aula no qual não só se aprende a doutrina empregada pelo FBI sobre crises, como também se tem a possibilidade de se efetuar uma troca de experiências entre os participantes através de debates e seminários.


Objetivos

Este curso visa capacitar o aluno a compreender e executar a doutrina do Gerenciamento de Crise, possibilitando-lhe uma visão de caráter cientifico, evitando assim atitudes e desempenhos tipicamente amadoristas por parte de quem tenha que enfrentar uma situação de crise.


Conteúdo Programático:

- Princípios Básicos

- Critérios de ação

- Classificação dos graus de risco

- Tipologia dos causadores

- Fases

- Pré-confronto ou preparo

- Resposta imediata

- Plano específico

- A resolução

- Perímetros táticos

- Organização do posto de comando

- O negociador e seu papel

- Características e utilização tática do negociador

- A Negociação

- táticas de negociação

- Síndrome de Estocolmo

- A substituição do Negociador

- O negociador improvisado
 

Duração: 2 dias.

Carga horária: 20h/a

Professor: Marcos Vinicius Souza de Souza (Curriculo no site)

INVESTIMENTO: R$ 800,00


  CONFIRA OUTROS CURSOS

TOP