CTTE

TIRO POLICIAL. O QUE O DIFERENCIA DAS DEMAIS MODALIDADES DO TIRO.

TIRO POLICIAL. O QUE O DIFERENCIA DAS DEMAIS MODALIDADES DO TIRO.

TIRO POLICIAL. O QUE O DIFERENCIA DAS DEMAIS MODALIDADES DO TIRO.

 

            O Tiro Policial é uma modalidade de tiro diferenciada das demais, as quais em nosso entendimento dividem-se em: Tiro Comercial, Tiro Desportivo  (IPSC, IDSC e IDPA) e o Tiro Defensivo. Para o Tiro Policial podemos dividi-lo em Tiro Tático e Tiro de Combate. O que faz o tiro policial diferente das demais categorias? Vamos fazer aqui um comparativo entre elas. Toda a técnica de tiro em suas diferentes modalidades possuem algo em comum, apesar de cada uma delas possuir uma FINALIDADE e um OBJETIVO, guardam entre si, uma determinada particularidade no desenvolvimento da técnica do tiro.

            Quando falamos em FINALIDADE, referimo-nos ao que o atirador busca durante o desempenho de determinada modalidade de tiro, ou na execução de seus movimentos. 

            Com relação ao OBJETIVO, é o que o atirador busca ao desempenhar os movimentos de determinada técnica. Em outras palavras. É o "acertar o alvo", em determinado ponto, seja ele de maior pontuação ou em sua zona mortal. Já na modalidade de Tiro Policial há um OBJETIVO a mais. A preocupação com a segurança Pessoal.

            Para melhor exemplificar faremos abaixo um quadro comparativo descrevendo a FINALIDADE e o OBJETIVO de cada Modalidade de Tiro.

           PONTOS DE CONVERGENCIA NAS DIFERENTES TECNICAS E MODALIODADES DE TIRO.

 

Modalidade

 

Comercial

Eportivo

 

Defensivo

Policial

IPSC

 

IDSC

 

IDPA

Tático

Combate

Finalidade

(Fundamento)

Precisão

 

Habil.

Veloc.

Precisão

Habil.

Veloc.

Precisão

Habil.

Veloc.

Precisão

Habil.

Veloc.

Precisão

Habil.

Veloc.

Precisão

 

Habil.

Veloc.

Precisão

Objetivo

(Técnica)

 

 

Acertar

o Alvo

 

 

Acertar

o Alvo

 

Acertar

o Alvo

Acertar

 o Alvo

 

Acertar o Alvo

 

Acertar o Alvo, Segurança

 

Acertar o Alvo, Segurança

 

 

            Percebam que, cada modalidade de tiro tem sua FINALIDADE e seu OBJETIVO.

            O tiro Comercial é aquele oferecido pela maioria dos clubes de tiro, onde o atirador, sem um compromisso esportivo, quer apenas buscar treinamento periódico no tiro, para não perder o contato, com seu armamento. Busca o clube esporadicamente para treinar. Este não procura ter a habilidade total, mas sim acertar o alvo, com Precisão, em um estilo bem básico.

            Já, nas modalidades do tiro Desportivo, no quesito FINALIDADE, todas tem em comum a Habilidade, a Velocidade e a Precisão, pois o atirador deve ter o domínio do equipamento, para poder alcançar um determinado objetivo. Em todas as modalidades busca-se a Velocidade e a Precisão do tiro, pois se trata de competição, e nesta, busca-se a maior quantidade de pontos no menor tempo possível. 

            Já o tiro Defensivo é uma modalidade que tem por finalidade treinar a Habilidade e Velocidade no tiro, mas com um diferencial. A arma parte sempre do saque. este treina sacar rápido e atirar preciso, sempre buscando pontos vitais do alvo. Trata-se de simular ações de proximidade com o alvo, buscando como finalidade a velocidade no saque e o disparo, bem como a precisão do tiro, sempre com movimentos corporais simultâneos ao disparo, laterais ou a retaguarda. Esta modalidade busca ainda treinamento de saque, com giros estacionários (laterais/retaguarda) e disparos simples ou múltiplos. 

            Em todas as modalidades descritas acima, a posição corporal e de empunhadura  é variada, pois são empregadas as posições Weaver, Isósceles, ou Weaver modificado, ou até mesmo a posição israelense com abertura laterais de pernas em posição estática, muito parecida com a Isósceles, mas com um diferencial de movimentos, braço esticados. Percebam que todas elas buscam como FINALIDADE, ter a habilidade no manuseio do equipamento buscando a Velocidade e Precisão do tiro. Como OBJETIVO, buscam acertar o alvo, mas sem se preocupar com a segurança. Aqui me refiro a segurança no sentido de preocupação com revide do tiro, por isso que possuem uma variante muito grande de posições corporais.

            Após estas explicações entramos no ponto crucial deste artigo. O TIRO POLICIAL. Aqui queremos mostrar o quão diferente - em determinado ponto - é o Tiro Policial das demais modalidades do tiro.

            Como as demais, o Tiro Policial tem sua FINALIDADE e seu OBJETIVO. De acordo com nosso quadro explicativo percebemos que no quesito FINALIDADE, este acompanha as demais modalidades, pois busca a HABILIDADE, a VELOCIDADE, e a PRECISÃO do tiro.  

            Já em seu OBJETIVO, apresenta o seu principal diferencial. É justamente neste ponto que a modalidade de TIRO POLICIAL tem suas particularidades e não se confunde com as demais.

            Podemos distinguir os OBJETIVOS do TIRO POLICIAL, como primordiais e indispensáveis. Diferentemente das demais modalidades, o TIRO TÁTICO POLICIAL requer uma posição corporal diferenciada, pois esta posição é voltada para a proteção e segurança do atirador. Chamamos de posição defensiva que ao mesmo tempo possibilita uma agressividade violenta.  A posição de tiro policial propicia ao atirador uma cobertura de seus órgãos vitais formadas pela combinação do conjunto de membros (superiores/inferiores) e equipamentos, bem como a curvatura do tronco, com a finalidade de diminuição de silueta. A arma, seja ela curta ou longa, por já partir de uma posição de tiro, fica posicionada sempre na linha dos olhos buscando o que se chama de regra do terceiro olho (para onde o atirador olhar a arma olha). Este conjunto todo serve para dar proteção e ao mesmo tempo oferece estabilidade ao corpo, para realização do tiro durante o deslocamento.

            Esta posição corporal será sempre a mesma para a realização de tiros estáticos ou em movimento. Durante a movimentação, a única parte do corpo que se moverá, serão os membros inferiores, na direção em que se deseja o deslocamento, restando para a parte superior do corpo(cintura para cima) movimentar-se em sentido giratório, como se fosse o canhão de um carro de combate.

            Percebam que a posição do Tiro Policial  é indispensável, pois trás proteção e segurança ao atirador, uma vez que estamos tratando de confronto policial, diferentemente das outras modalidades que não precisam se preocupar  com este detalhe.

            Já, o TIRO DE COMBATE POLICIAL, dentro da modalidade do TIRO POLICIAL é um outro estilo, uma variante, uma vez que também é voltado para as situações de confronto. Este trás uma maior liberdade de movimentos táticos, pois é realizado com apenas uma das mãos. Da mesma forma que o Tiro Tático, o Tiro de Combate tem movimentos corporais determinados e indispensáveis para aumentar a segurança do atirador, formando uma combinação entre membros(superiores e inferiores) e equipamentos, aliado aos movimentos rápidos de deslocamento. Este estilo de tiro desenvolve-se com maior velocidade corporal, do que o tiro tático e é justamente o posicionamento de corpo aliado a velocidade no deslocamento do atirador, que vai aumentar sua segurança. Uma vez que, o atirador domine o tiro em movimento, ou seja, poder atingir o alvo mesmo durante seu deslocamento rápido, este servirá como cobertura, pois o agressor terá a dificuldade no engajamento do alvo. 

            Após esta exposição podemos concluir que, o tiro, em todas as suas modalidades tem algo em comum, sejam elas a Habilidade, a Velocidade e a Precisão. Estas devem ser sempre preservadas e, com certeza, farão a diferença em qualquer modalidade. Mas, quando se tratam dos OBJETIVOS de cada modalidade, este sim deve ser respeitado e não podem ser confundidos ou ignorados.

            No tiro policial a FINALIDADE, mais do que nunca será uma vantagem no confronto, mas os OBJETIVOS são extremamente importantes e não podem ser negligenciados, pois estes é que farão a diferença durante o confronto.  

 

Autor: Marcos Vinicius Souza de Souza, Policial Civil/RS, Instrutor de Tiro e Especialista em OESPP. Autor dos Livros, Manual de Técnicas e Procedimentos Policiais e Combate em Ambiente Fechado - CQB CTTE.

 

 

 

 

 





TOP