REFLEXÕES SOBRE AS OPERAÇÕES ESPECIAIS

REFLEXÕES SOBRE AS OPERAÇÕES ESPECIAIS

Reflexões sobre as Operações Especiais


Podemos chamar de "Operações Especiais" o conjunto de ações cuja organização, planejamento e emprego fogem aos padrões das unidades convencionais, adestradas e preparadas para conduzir as atividades regulares, conforme os empregos clássicos de cada atividade, com suas peculiaridades, ambientes e especificidades.
Por disporem de efetivos numerosos, organização e sistemas rígidos, os grupos de emprego convencional muitas vezes não podem receber os investimentos de tempo, recursos materiais e preparo técnico necessários para lidar adequadamente com as condições especiais. Isto fica mais evidente quando estas atividades envolvem pressão psicológica diferenciada, risco acima dos padrões normais , atmosfera de imprevisibilidade, possibilidade de exposição ou comprometimento da imagem das instituições, bem como da integridade de seus componentes.
Em consequência, oportunidades ricas de aprimoramento de profissionais são criadas com a formação e emprego de equipes especializadas, cujas características pressupõem relativas condições de autonomia, dinamismo, flexibilidade, adaptabilidade, excelência de performance e resultado que as justifiquem. As equipes especiais tendem a demonstrar eficiência acima da média, preparo emocional e técnico invejáveis e, não raramente, gozam da admiração e respeito de seus pares, sendo consideradas motivo de orgulho das instituições.
Por tudo isso, os integrantes de times especiais convivem imersos em um ciclo marcado por busca da perfeição, comprometimento com excelência e muita dedicação. Qualificar seus processos de seleção, treinamentos, metodologias de emprego e capacidade de desenvolver pessoas constituem parte fundamental de suas missões.

Conhecer como as pessoas "funcionam", ficar em condições de prospectar suas reações, identificar as estruturas mentais que as sustentam e ser capaz de refinar comportamentos pode significar a diferença entre submeter equipes à dificuldades ou sofrimentos e dar sentido a cada etapa do treinamento. Quando somos capazes de perceber tais sutilezas, nenhum obstáculo se apresenta desprovido de propósito.
Lembremos sempre de que o valor dos profissionais de Operações Especiais não é medido pela quantidade de privações que suportam, mas pela qualidade de seus treinamentos associada ao empenho de suas equipes!

É neste contexto que são forjados os diferentes!

Autor: Professor Paulo Kufner

 



Tags:
TOP