16/08/2024
CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE TECC E TCCC

CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE TECC E TCCC

16/08/2024

CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE TECC E TCCC

DURAÇÃO: 3 dia(s)
INVESTIMENTO: R$ 2.600,00

CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE TECC E TCCC

O CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE TECC e TCCC, será ministrado por instrutores credenciados pela FUNDACIÓN ENFERMEROS MILITARES do CENTRO INTERNACIONAL DE MEDICINA TÁTICA DA COLÔMBIA. Nossos instrutores têm experiência militar, vivência em terreno hostil aberto, tais como: HAITI, TIMOR-LESTE, UCRÂNIA E URBANO (Complexo do Alemão, RJ), com base em medicina de combate e norteado pelo padrão de qualidade que seguem rigorosamente as diretrizes dos protocolos mundialmente reconhecidos como o Committee on Tactical Combat Casualty Care (Co-TCCC) e o Committee for Tactical Emergency Casualty Care (C-TECC), na esfera extra-hospitalar em situações de combate urbano, ou campo de batalha, com emprego de técnicas e táticas especiais.

Contextualização:

O Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH-Tático) é uma área especializada de serviços médicos de emergência. Seu objetivo principal é fornecer atendimento médico em ambientes táticos para ajudar a salvar vidas, minimizando os danos a vítima, dos ferimentos, invalidez permanente e doença entre operadores táticos, civis e suspeitos, e dessa forma, reduzindo a probabilidade de morte. E assim, possibilitar que a equipe cumpra a missão emanter o moral elevado. Além disso, os provedores habilitados podem treinar outros profissionais para tratarem a si próprios e a outros, uma capacidade valiosa se o pessoal médico não estiver imediatamente disponível.

Grande parte dos cuidados médicos administrados por médicos, enfermeiros, profissionais militares ou civis treinados é baseado em protocolos locais ou regionais e uma série de currículos médicos táticos, incluindo o APH-Tático do Ministério da Justiça e Segurança Pública, norteado pelo padrão de qualidade que seguem rigorosamente as diretrizes dos protocolos mundialmente reconhecidos como o TCCC e TECC. Desta forma, se busca capacitar os agentes da segurança pública e privada, bem como os profissionais da área da saúde e demais interessados no tema, a prestarem os primeiros cuidados na esfera extra-hospitalar em situações de combate urbano ou campo de batalha, com emprego de técnicas e táticas especiais.

Os objetivos principais desses protocolos é tratar a vítima, prevenir outras vítimas e completar a missão.  O currículo do TCCC e TECC, aborda o controle rápido da hemorragia, incluindo a aplicação precoce do torniquete, gerenciamento das vias aéreas, ressuscitação com fluidos, analgesia de campo, administração de antibióticos e prevenção da hipotermia.

Por isso quando ouvir algo sobre os cursos de “APH-Tático” ministrados em muitos locais e sem critérios, lembre se que existem protocolos a serem seguidos e profissionais habilitados para tal função, inclusive ministrar treinamento de forma direcionada e objetiva.

Entre as fases de atendimento do TCCC e TECC, principalmente a FASE DE CUIDADO SOB FOGO, muitas vezes difícil para profissionais de saúde civis por não terem certos conhecimentos táticos e treinamento, se torna um ponto de inflexão entre o SUCESSO ou o FRACASSO do Atendimento Pré-Hospitalar. Por isso, não basta apenas às experiências em saúde. É imperativo que todos os provedores de TCCC e TECC desenvolvam e mantenham, no mínimo, proficiência em certas habilidades fundamentais de um combatente antes do desdobramento tático. Habilidades táticas básicas de combate incluem quatro componentes fundamentais: tiro, movimento, comunicação e sobrevivência. É importante: (1) compreender como pequenas unidades (esquadrões, pelotões e empresas) operam em combate; (2) saber como empregar cobertura e ocultação ao se mover taticamente (tanto em veículos quanto a pé); (3) possuir tiro básico de arma de fogo culminando em verdadeira proficiência com a arma principal e familiaridade com outras armas usadas por uma unidade ou organização; e (4) ter um conhecimento prático de como localizar e usar o rádio da unidade e outros sistemas de comunicação disponíveis. O provedor de TCCC ou TECC não deve presumir as habilidades acima mencionadas serão fornecidas por uma unidade de ganho. Em vez disso, deve-se buscar treinamento ativamente e orientação nessas tarefas essenciais antes e durante a implantação.

Portanto, capacitar ou ministrar um curso de “APH-Tático” não é tão simples e exige certas habilidades e conhecimentos que certamente no momento real de uma ação irá fazer a diferença. Sendo assim, venha ter contato com todas estas prerrogativas e muito mais...

O CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE TECC e TCCC será ministrado em Porto Alegre, em nosso Campo de Treinamento (Centro de Treinamento de Técnicas e Táticas Especiais - CTTE), de 07 a 09 de junho de 2024. Ao final os alunos aprovados receberão a Certificação de INSTRUTOR de TECC E TCCC.

Carga horária de 36h/a. Haverá, também instrução noturna, no segundo dia.

AS INSCRIÇÕES DEVEM SER REALIZADAS ATÉ DIA 27/05/24

INSTRUTORES:

JOÃO PAULO CAVALHEIRO – (Cavalheiro)

  • Instrutor do CTTE – Brasil.
  • Instrutor Fundación Enfermeros Militares Colômbia.
  • Enfermeiro Militar Veterano do Exército Brasileiro em Missões Internacionais pela ONU - Especialista em Desastres e Catástrofes
  • Pós-Graduado em Enfermagem Aeroespacial e Urgência e Emergência.
  • Instrutor Nível 08 pela American Safity Health Institute ID: 2300646. 
  • Instrutor Stop The Bleed - Colégio Americano de Cirurgiões ID: 27516.
  • Course to Milob-United Nations Military Observers (observador militar das nações unidas).
  • Course to Unpop-United Nations Police (Policia das nações unidas em operações de paz) Course to Acciòn de Minas-ONU (Desarmador de minas terrestres).
  • Curso del Mantenimiento de paz y Resolución de Conflictos Internacionales ONU (Manutenção e resolução de conflitos internacionais).
  • Course to Customer Service Disasters and Catastrophes ONU - Haiti (Atendimento em desastres e catástrofes).
  • Course to Nurse in Medical Emergency / War Medicine. (Enfermeiro em emergências médicas / medicina de guerra).
  • Membro e Instrutor da FUNDACIÓN ENFERMEROS MILITARES COLÔMBIA com Formação de Instrutor em TCCC (Tactical Combat Casualty Care) e TECC (Tactical Emergency Casualty Care) pelo Centro Internacional de Medicina Tática da Colômbia, em Bogotá.
  • Atualmente é Enfermeiro Militar do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre – 1º Tenente Enfermeiro.

ADAMIR NIVALDO ANGHINONI JÚNIOR

  • Instrutor de TCCC (Tactical Combat Casualty Care) e TECC (Tactical Emergency Casualty Care) com atuação como Médico de Combate na guerra da Ucrânia/2023, no batalhão de forças especiais da 2° Legião de Estrangeiros de Defesa da Ucrânia.
  • Instrutor pela FUNDACIÓN ENFERMEROS MILITARES COLÔMBIA com Formação de Instrutor em TCCC e TECC pelo Centro Internacional de Medicina Tática da Colômbia, em Bogotá.
  • Profissional de Atendimento Pré-Hospitalar/SAMU (13 anos).
  • Curso na TTOPA e pela Police Dallas - SWAT e Academia da 7° Região Sheriff SRT (SPECIAL RESPONSE TEAM) de El Passo Texas. 
  • instrutor do SAMU pelo NEP.
  • Instrutor do GMAU.
  • Instrutor de Armamento e Tiro/Tiro Desportivo.
  • Instrutor e Embaixador Stop the Bleed ID 80858.

EVANDRO PEREIRA

  • Instrutor do CTTE – Brasil.
  • Instrutor de TCCC (Tactical Combat Casualty Care) e TECC (Tactical Emergency Casualty Care) com atuação como Paramédico de Combate na guerra da Ucrânia/2023, no batalhão de forças especiais da 2° Legião de Estrangeiros de Defesa da Ucrânia.
  • Instrutor pela FUNDACIÓN ENFERMEROS MILITARES COLÔMBIA com Formação de Instrutor em TCCC e TECC pelo Centro Internacional de Medicina Tática da Colômbia, em Bogotá.
  • Instrutor de Controle de Hemorragias pelo IBRAPH.
  • Instrutor STOP THE BLEED ID 101679.

VENHA TREINAR COM A GENTE

CTTE é o único do Brasil que possui todas as armas policiais de calibre .40 da marca Taurus.

ENTRE EM CONTATO
CONFIRA O

CALENDÁRIO

HABILITAÇÃO EM FUZIL T4
HABILITAÇÃO EM FUZIL T4
Duração: 1 dia(s)
15/06/2024
APH TÁTICO - MEDICINA DE COMBATE
APH TÁTICO - MEDICINA DE COMBATE
Duração: 3 dia(s)
28/06/2024
CURSO BÁSICO DE PISTOLA
CURSO BÁSICO DE PISTOLA
Duração: 1 dia(s)
06/07/2024
CURSO AVANÇADO DE FUZIL T4 CAL. 5.56
07/07/2024
FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE CQB
FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE CQB
Duração: 4 dia(s)
11/07/2024
OPERAÇÕES ESPECIAIS POLICIAIS - OESPP
17/07/2024
GERENCIAMENTO DE CRISES E NEGOCIAÇÃO
27/07/2024
CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE TECC E TCCC
16/08/2024
CURSO BÁSICO DE PISTOLA
CURSO BÁSICO DE PISTOLA
Duração: 1 dia(s)
17/08/2024
HABILITAÇÃO EM FUZIL T4
HABILITAÇÃO EM FUZIL T4
Duração: 1 dia(s)
18/08/2024
OPERAÇÕES ESPECIAIS POLICIAIS - OESPP
28/08/2024
TÉCNICAS POLICIAIS
TÉCNICAS POLICIAIS
Duração: 3 dia(s)
31/08/2024
FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE CQB
FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE CQB
Duração: 4 dia(s)
12/09/2024
FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE CQB
FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE CQB
Duração: 4 dia(s)
24/10/2024
OPERAÇÕES ESPECIAIS POLICIAIS - OESPP
30/10/2024
TOP