CTTE

FERNANDO

LUIS FERNANDO SOUZA

FERNANDO

FERNANDO

LUIS FERNANDO SOUZA
Curso Avançado com Armas de Fogo e Invasão em Recinto Fechado, com Resgate de Reféns, ministrado pela Equipe SWAT, Curso de Pistola Sob Estresse

 

Luís Fernando Souza de Souza

luis_xv@ig.com.br


Formação Escolar
Pós-Graduação em Segurança Pública, Violência, Criminalidade e Polícia – UFRGS (concluído em dezembro/2006)

Ensino Superior Completo - Ciências Jurídicas e Sociais – UNISINOS (concluído em 1997/2)


Experiência Profissional
Em 2017 passa a fazer parte do quadro de Professores da Faculdade Verbo Jurídico, no Curso de Pós-Graduação em Operações Especiais Penitenciárias, nas Disciplinas de: Abordagem de Alto Risco, Entrada e Deslocamento em Ambiente Fechado; Técnicas de Progressão em Dupla e em Grupo; Tiro Tático de Pistola ,Tiro de Combate Policial e Tiro Tático com Arma Lonnga.

Em 2016 passa a fazer parte do quadro de Professores da Faculdade IMED, no Curso de Pós-Graduação em Operações Especiais Policiais, nas Disciplinas de: Abordagem de Alto Risco, Entrada e Deslocamento em Ambiente Fechado- Cumprimento de Mandados; Técnicas de Progressão em Dupla e em Grupo; Tiro Tático de Pistola ,Tiro de Combate Policial e Tiro Tático com Arma Lonnga.

Em 2015 ministrou aulas na Escola de serviço Penitenciário/RS, de Equipamento de Proteção e Tiro Defensivo, no XXXI Curso de Formação de Agente Penitenciário – 2º Edição, 280 horas aula,  na Cidade de Porto Alegre.

Em 2012 passa a fazer parte do quadro de Professores da Faculdade IDC, no Curso de Especialização em Operações Especiais Policiais, nas Disciplinas de: Abordagem de Alto Risco, Entrada e Deslocamento em Ambiente Fechado- Cumprimento de Mandados; Técnicas de Progressão em Dupla e em Grupo; Tiro Tático de Pistola ,Tiro de Combate Policial e Tiro Tático com Arma Lonnga.

Designado no ano de 2012, Instrutor no Curso de Formação Profissional de Nível Superior de Escrivão e Inspetor de Polícia, na disciplina de Práticas de Operações Policias.

Participou no ano de 2011 do Curso Construção do Currículo dos Cursos de Formação Inicial dos Policiais do Rio Grande do Sul/ACADEPOL.           

Durante o ano de 2009, Instrutor no Curso de Formação de Inspetores e Escrivães (ACADEPOL), na disciplina de Prática de Operações Policiais.

Durante o ano de 2007, Instrutor no Curso de Formação de Inspetores e Escrivães (ACADEPOL), na disciplina de Prática de Operações Policiais.

Em 2004/2005, fez parte do Grupo Tático da Equipe Anti-Seqüestro/DEIC.

Em Abril de 2003, Instrutor do Ministério da Justiça no Curso Avançado do Uso da Força e da Arma de Fogo.

Em março de 2003, designado como Instrutor no Curso de Formação de Agentes Policiais, na Cadeira de Pratica de Operações Policiais, ACADEPOL/RS.

Em março de 2001, denominado Instrutor do Uso da Força e da Arma de Fogo, ACADEPOL/RS.

Concluiu Curso Integrado de Atualização sobre Ações Básicas de Segurança Pública- Uso da Força e da Arma de Fogo- Pelas Academias de Polícia Civil, Militar e Escola de Serviços Penitenciários, na Cidade de Porto Alegre.

Em 02/2000, designado como chefe de Investigações da 2º Delegacia de Polícia de Porto Alegre, DPD/DPM, onde permanece atualmente.

Em 02/1999, designado por conveniência do Serviço para chefiar a Seção de Investigações da 6º Delegacia de Polícia de Porto Alegre/DPD/DPM.

Em 30/06/1995, designado para exercer a Titularidade da Chefia de Investigações da 4º Delegacia de Porto Alegre/RS/DPD/DPM.

Em 10/11/1994, designado para exercer a Titularidade da Chefia de Investigações da Delegacia de Defraudações da Divisão de Investigações DPM.

Em 26/01/1993, encarregado de substituir o chefe de Investigações da DA/DI/DPM.

Em 14/05/1986, removido por conveniência do serviço para DF/DI/DPM, a fim de trabalhar na Equipe de Investigações.

Nomeado Investigador de Polícia em 27/09/1982, 1º classe padrão 3, designado para exercer suas funções no SRV/CO/DPM.


Qualificação Profissional

Curso de Inteligência para Gestores de Segurança. Maio de 2010 pelo CTTE.

Participou no ano de 2009 do Curso Construção do Currículo dos Cursos de Formação Inicial dos Policiais do Rio Grande do Sul/ACADEPOL

Curso de Operador TASER, Certificado pela TASER International, realizado em ( maio de 2009, em Porto Alegre)

Curso de Preparação à Docência – Academia de Polícia Civil (realizado de 02 a 09 de abril/2003)

Curso de Pistola Sob Estresse, ministrado por Frank Mainzinger do GSG-9, Alemanha, em outubro de 2001.

Curso Avançado com Armas de Fogo e Invasão em Recinto Fechado, com Resgate de Reféns, ministrado pela Equipe SWAT do Departamento de Polícia de Indianápolis – EUA (setembro de 1998)

Primeira Jornada de Operações Especiais, de 13 a 21/04/1995, ACADEPOL.

Curso Extraordinário de Administração, em casos de extorsão mediante seqüestro, de 26 a 30/11/1990, ACADEPOL.

Curso de Treinamento de Primeiros Socorros - Prefeitura de Porto Alegre (dezembro de 1981)

 

Informações Complementares

Seminário Nacional de Segurança Pública: Limites e Desafios (realizado em 11 e 12 de julho de 2006)

Primeiro Seminário “Temas Atuais de Direito Penal”, centro de ciências Jurídicas da UNISINOS, maio de 1996.

Semana de Atualização em Direito Penal, de 22 a 25/05/1995, ACADEPOL.

 

* Em 2004, recebeu a MEDALHA DE SERVIÇO POLICIAL DELEGADO Plínio Brasil Milano, nos termos da Lei nº 7.366, de 29 de março de 1980 e do Decreto nº 30.820 de 06 de setembro de 1982.

* Em 2012, Recebeu a MEDALHA DOURADA DE SERVIÇO POLICIAL DELEGADO Plinio Brasil Milano por 30 anos de Serviços Prestados

CTTE - Centro de Treinamento de Técnicas e Táticas Especiais

Capacitar, qualificar o profissional da áera da segurança Pública, Privada e na área da saúde.

TOP