CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE APH TÁTICO - MEDICINA DE COMBATE
O CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE APH TÁTICO, será ministrado por instrutores credenciados pela FUNDACIÓN ENFERMEROS MILITARES do CENTRO INTERNACIONAL DE MEDICINA TÁTICA DA COLÔMBIA. Nossos instrutores têm experiência militar, vivência em terreno hostil aberto, tais como: HAITI, TIMOR-LESTE, UCRÂNIA E URBANO (Complexo do Alemão, RJ), com base em medicina de combate e norteado pelo padrão de qualidade que seguem rigorosamente as diretrizes dos protocolos mundialmente reconhecidos como o Committee on Tactical Combat Casualty Care (Co-TCCC) e o Committee for Tactical Emergency Casualty Care (C-TECC), na esfera extra-hospitalar em situações de combate urbano, ou campo de batalha, com emprego de técnicas e táticas especiais.
Contextualização:
O Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH-Tático) é uma área especializada de serviços médicos de emergência. Seu objetivo principal é fornecer atendimento médico em ambientes táticos para ajudar a salvar vidas, minimizando os danos a vítima, dos ferimentos, invalidez permanente e doença entre operadores táticos, civis e suspeitos, e dessa forma, reduzindo a probabilidade de morte. E assim, possibilitar que a equipe cumpra a missão emanter o moral elevado. Além disso, os provedores habilitados podem treinar outros profissionais para tratarem a si próprios e a outros, uma capacidade valiosa se o pessoal médico não estiver imediatamente disponível.
Grande parte dos cuidados médicos administrados por médicos, enfermeiros, profissionais militares ou civis treinados é baseado em protocolos locais ou regionais e uma série de currículos médicos táticos, incluindo o APH-Tático do Ministério da Justiça e Segurança Pública, norteado pelo padrão de qualidade que seguem rigorosamente as diretrizes dos protocolos mundialmente reconhecidos como o TCCC e TECC. Desta forma, se busca capacitar os agentes da segurança pública e privada, bem como os profissionais da área da saúde e demais interessados no tema, a prestarem os primeiros cuidados na esfera extra-hospitalar em situações de combate urbano ou campo de batalha, com emprego de técnicas e táticas especiais.
Os objetivos principais desses protocolos é tratar a vítima, prevenir outras vítimas e completar a missão. O currículo do TCCC e TECC, aborda o controle rápido da hemorragia, incluindo a aplicação precoce do torniquete, gerenciamento das vias aéreas, ressuscitação com fluidos, analgesia de campo, administração de antibióticos e prevenção da hipotermia.
Por isso quando ouvir algo sobre os cursos de “APH-Tático” ministrados em muitos locais e sem critérios, lembre se que existem protocolos a serem seguidos e profissionais habilitados para tal função, inclusive ministrar treinamento de forma direcionada e objetiva.
Entre as fases de atendimento do TCCC e TECC, principalmente a FASE DE CUIDADO SOB FOGO, muitas vezes difícil para profissionais de saúde civis por não terem certos conhecimentos táticos e treinamento, se torna um ponto de inflexão entre o SUCESSO ou o FRACASSO do Atendimento Pré-Hospitalar. Por isso, não basta apenas às experiências em saúde. É imperativo que todos os provedores de TCCC e TECC desenvolvam e mantenham, no mínimo, proficiência em certas habilidades fundamentais de um combatente antes do desdobramento tático. Habilidades táticas básicas de combate incluem quatro componentes fundamentais: tiro, movimento, comunicação e sobrevivência. É importante: (1) compreender como pequenas unidades (esquadrões, pelotões e empresas) operam em combate; (2) saber como empregar cobertura e ocultação ao se mover taticamente (tanto em veículos quanto a pé); (3) possuir tiro básico de arma de fogo culminando em verdadeira proficiência com a arma principal e familiaridade com outras armas usadas por uma unidade ou organização; e (4) ter um conhecimento prático de como localizar e usar o rádio da unidade e outros sistemas de comunicação disponíveis. O provedor de TCCC ou TECC não deve presumir as habilidades acima mencionadas serão fornecidas por uma unidade de ganho. Em vez disso, deve-se buscar treinamento ativamente e orientação nessas tarefas essenciais antes e durante a implantação.
Portanto, capacitar ou ministrar um curso de “APH-Tático” não é tão simples e exige certas habilidades e conhecimentos que certamente no momento real de uma ação irá fazer a diferença. Sendo assim, venha ter contato com todas estas prerrogativas e muito mais...
O CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE APH TÁTICO será ministrado em Porto Alegre, em nosso Campo de Treinamento (Centro de Treinamento de Técnicas e Táticas Especiais - CTTE), de 23 a 25 de Maio de 2025. Ao final os alunos aprovados receberão a Certificação de INSTRUTOR de APH TÁTICO - MEDICINA DE COMBATE.
Carga horária de 36h/a. Haverá, também instrução noturna, no segundo dia.
AS INSCRIÇÕES DEVEM SER REALIZADAS ATÉ DIA 13/05/25
INSTRUTORES:
JOÃO PAULO HAWREILOUCK CAVALHEIRO – (Cavalheiro)
JOSÉ EVANDRO SARAIVA PEREIRA
CTTE é o único do Brasil que possui todas as armas policiais de calibre .40 da marca Taurus.
ENTRE EM CONTATO